O grupo de artesãs da palha de carnaúba produziu, em parceria com o cordelista Hamurábi Batista e os integrantes do projeto de extensão “Mulheres da Palha”, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), um cordel educativo, intitulado “A história das artesãs da palha da Rua do Horto”. A publicação aborda a importância cultural, histórica e ambiental do artesanato em palha de carnaúba, a partir das histórias de vida das artesãs. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira dia 30, a partir das 16 horas, na Rua do Horto, 504.
O evento contará com a presença de representantes de entidades parceiras, a exemplo do Geopark Araripe, do Sebrae e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de integrantes de entidades que trabalham com outros tipos de artesanato e da comunidade local. Hamurábi Batista, que também é presidente da Associação de Artesãos de Juazeiro do Norte (Ponto de Cultura Mestre Noza) fará a apresentação do cordel.
O folheto foi produzido durante oficina de Comunicação Comunitária que os bolsistas de Comunicação Social da UFC ofereceram às artesãs. Os trabalhos se deram durante o mês de maio, quando os estudantes trabalharam com o grupo princípios de comunicação e imagem, a partir de dinâmicas envolvendo a produção de fotografias e vídeos e “roda de histórias” - metodologia que incentiva a cooperação entre os integrantes para elaboração de uma história. Por fim, usaram o material adquirido a fim de construir a história do cordel, em um momento que reuniu todos os envolvidos no projeto.
Projeto Mulheres da Palha
O projeto de extensão “Mulheres da Palha: Empreendedorismo Social no Grupo de Artesãs da Palha da Carnaúba em Juazeiro do Norte” visa, entre outros fins, o aprimoramento de produtos e da comunicação deste grupo de mulheres, a fim de possibilitar melhor gestão do negócio. O grupo é interdisciplinar e conta com docentes e discentes dos cursos de Design de Produtos, Comunicação Social – Jornalismo e Administração de Empresas. Esse projeto foi o único do Nordeste a conquistar a 13ª. Edição do Prêmio Santander Universidade Solidária (categoria extensão universitária).
Nenhum comentário:
Postar um comentário