sábado, 3 de setembro de 2011

Encontro de projetos em São Paulo reúne professores, alunos e comunidade para troca de experiências


Realizado em agosto, na cidade de Nazaré Paulista – SP (68km da capital), o II Encontro de Coordenação de Projetos do 13º Prêmio Santander Universidade Solidária contou com a participação dos 8 projetos contemplados neste ano. Com o intuito de reunir os grupos de diferentes lugares do país e perceber o desenvolvimento dos trabalhos, o evento ofereceu diretrizes para os três últimos meses de parceria com o banco e a Unisol. Pelo projeto Mulheres da Palha, foram ao evento a artesã Maria Luísa, as professoras Jeanine Geammal, Juliana Loss e Rosane Nunes, e o aluno bolsista Pedro Philippe.
No primeiro dia do Encontro, a professora Jeanine fala
 sobre as ações já realizadas pelo projeto.
Foto: Priscila Pires
Projetos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará apresentaram a trajetória de cada um deles, o que foi efetuado até agora e quais os resultados alcançados. Os estudantes puderam falar como têm aproveitado a experiência na extensão da universidade e a comunidade beneficiada, o que mudou desde o início do projeto.
Maria Luísa, representando as Mulheres da Palha, compartilhou com todos os presentes quem são as artesãs e o que as faz tão importantes para a cultura local. Também conheceu outros projetos que têm enfrentado dificuldades e progressos parecidos com os delas. Para as professoras Jeanine, Juliana e Rosane, e o estudante Pedro Philippe, os dois dias de encontro foram importantes para repensar metas e descobrir os entraves que podem atrapalhar o sucesso do projeto.
Representantes dos 8 projetos reúnem-se com professores
da Universidade Solidária. Foto: Priscila Pires
O encontro trouxe ânimo para os próximos meses de muito trabalho, e que serão de extrema importância para a conclusão do primeiro ano de projeto. As opiniões da Universidade Solidária e dos outros professores e estudantes a respeito do Mulheres da Palha instigou os alunos bolsistas a trabalhar ainda mais e, acima de tudo, acreditar no potencial das artesãs. Após refletir sobre tudo que já foi feito e contar os resultados, agora é hora de seguir caminhando junto com as artesãs para a conclusão dos objetivos propostos para 2011 e a elaboração de novos desafios para o ano seguinte.

Pedro Philippe

Nenhum comentário:

Postar um comentário