Mulheres contam suas histórias de vida a partir de fotografias da rua do Horto. Foto: Leylianne Alves |
Nos dias 10, 24 e 31 de maio as artesãs participaram de oficinas de comunicação comunitária ministradas por alunos de Comunicação Social. O objetivo da atividade foi mostrar, de maneira prática, a importância da comunicação interna e externa do grupo, além de destacar que a comunidade pode ter voz e vez na sociedade.
No primeiro dia (10) foram abordados os conceitos de comunicação comunitária. Tal abordagem se deu por dinâmicas de grupo onde as artesãs se colocaram no lugar do emissor, e do receptor, premissa básica da comunicação.
Na segunda fase da oficina (24) foi formada uma roda de histórias. Essa dinâmica teve como intuito formar o enredo do cordel com a historia do grupo e dos seus produtos, a fim de retratar a tradição. Essa atividade foi a porta de entrada para a produção de um cordel que servirá, também, para divulgar os artigos em palha.
A última parte da oficina (31) contou com a participação do cordelista e presidente do Centro de Cultura “Mestre Noza” Hamurabi Batista. Ele facilitou a estruturação do cordel, que divulgará os valores histórico, cultural e ambiental do artesanato em palha.
Esse conjunto de atividades sempre teve com ponto principal empoderar o grupo . Sempre contando com o apoio dos bolsistas de Desing na produção da tarefas e reforçando a interdisciplinaridade do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário