"Mulheres da Palha" e professora Jeanine Geammal repensam as caixinhas Foto: Rômulo Aragão |
Os produtos das “Mulheres da Palha” estão passando pelas suas primeiras mudanças. Em um processo conjunto, alunos, professoras de Design de Produtos e Mulheres repensam, em um mesmo espaço, o futuro e a qualidade dos produtos artesanais. “O importante é ter mais valorização para o produto da palha de carnaúba”, justifica Cícera Angelino Teles, uma das mulheres atendidas pelo Projeto.
O trabalho de intervenção teve início com os abanos, no mês de maio. Desde então, bolsas, chapéus e caixas já passaram pelo mesmo processo. Estes produtos foram escolhidos por abrangem um público maior. Os momentos de intervenção, além de tratar dos produtos, também alimentam o sentimento de coletividade, contribuindo para o estabelecimento da organização das Mulheres.
“Este é um aprendizado que eu acho que não teríamos em nenhuma empresa, porque chegamos, aprendemos com elas e ensinamos”, confessa Maria do Socorro da Silva, bolsista do Design de Produtos. As Mulheres são incentivadas a dar opinião e apontarem o que pode ser modificado. A metodologia vai desde comparações com produtos do cotidiano até a experimentação de objetos com os quais elas nunca trabalharam.
Os integrantes do projeto estão indo à casa da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte, na rua do Horto, uma vez por semana. A cada visita é trabalhado um novo aspecto de algum dos produtos. Os alunos de Comunicação Social revezam-se na participação, reafirmando a interdisciplinaridade das ações. “Está todo mundo crescendo junto”, afirma Maria do Socorro.
Leylianne Alves
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