Desde o dia 11 de outubro, alunas do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, campus Cariri, reúnem-se semanalmente com as artesãs para desenvolver aptidões de gestão participativa no grupo. Agora com um regimento interno elaborado pelas mulheres com a instrução de Eva Regina Nascimento, Milanya Ribeiro e Natália Sampaio, elas se preparam para trabalhar as aptidões de cada uma das Mulheres da Palha.
O documento, agora já preparado, tem como pontos principais a constituição de uma coordenadoria e tesouraria do grupo de artesãs e a instauração de uma assembléia geral mensal. As estudantes diagnosticaram a necessidade de estabelecer as competências de cada cargo e das mulheres individualmente. O regimento interno se propõe a unir o grupo destacando o progresso pessoal delas, aumentar a renda, adquirir novos núcleos consumidores, aproximar-se de outras vertentes do artesanato do Cariri e conservar a prática artesanal com palha de carnaúba.
“É importante que o regimento seja preparado pelas próprias artesãs, sem a nossa interferência direta. Só assim, ele vai continuar servindo de base para o grupo daqui a cinco anos, por exemplo. Porque tudo que é feito por imposição, é esquecido quando a gente se afasta”, disse Milanya sobre a necessidade de fazer deste um grupo independente. Até a segunda semana de dezembro a equipe do curso de Administração continuará com ações semanais que se propõem a localizar competências de acordo com as aptidões individuais. A artesã Maria Luiza espera que, com o regimento interno, haja troca de experiências e práticas entre as mulheres envolvidas no Projeto.
Pedro Philippe
Parabéns pelo projeto
ResponderExcluir