segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Artesãs conquistam novos saberes e mais espaço de comercialização

Novos produtos no Mestre Noza

Antes de iniciarem a terceira aula do curso de informática básica, no último sábado (29), as Mulheres da Palha colocam preços nos seus diversos produtos e os organizam em prateleiras no espaço do Mestre Noza. Em meio a tantas cores e esculturas de madeira, de barro e alumínio encontram-se as peças de palha da carnaúba.  O “santuário” do artesanato da região do Cariri, agora é também local fixo dos antigos e novos produtos criados pelas Mulheres da Palha.

Produtos em meio às esculturas do Noza
Podemos encontrar bolsas, almofadas, estojos, porta pinceis e uma outra variedade de produtos. O Centro de Artesanato Mestre Noza é visitado diariamente por turistas, romeiros e os próprios habitantes da região. Francinete, uma das artesãs, diz que: “De vez enquanto vende, quando alguém de fora ver os produtos, já se interessa em nos conhecer”. O fato dos produtos terem seu lugar fixo no Mestre Noza é uma novidade. As mulheres pretendem cada vez mais utilizar o local como uma das tantas possibilidades de venda.

No decorrer da manhã, durante a oficina de informática, as mulheres também aprendem a importância da organização financeira. No módulo do Excel, elas exercitam a contabilidade e gastos de um ano inteiro de trabalho.  Nessa brincadeira muito real, elas viajam para o futuro planejando o aumento das vendas dos mesmos produtos e artesanatos que foram expostos nas prateleiras antes das artesãs entrarem em sala de aula. O desejo de se sentirem reconhecidas e valorizadas se fortalece a cada dia. 




Samuel Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário